sexta-feira, 14 de outubro de 2011

NAAMAN - CRER E OBEDECER

“Vai e banha-te sete vezes no Rio Jordão,
e a tua carne voltará a ti, e ficarás limpo” - (2 Reis 5. 10)

Era um homem importante. Usado por Deus, mas leproso. Pesava sobre ele o preconceito de uma doença fatal. Naaman sabia que ia morrer. As chances de cura jamais existiram e sua condenação era certa.
Uma mensageira escrava, estrangeira e ainda criança, indicou-lhe o caminho da cura. E ele veio a Samaria, onde estava Eliseu.
Mas, à ordem do profeta, titubeou. Não pode acreditar que, de maneira tão simples, o Senhor Todo Poderoso de Israel fosse capaz de curá-lo. Acostumado que estava às sofisticações palacianas, arranjos de alta cúpula e os acordos protocolares das casas reais, não pôde entender a singeleza da Obra do Senhor.
A Obra de Deus dispensa arranjos humanos. Todas as boas intenções, as cartas e determinações do rei da Síria, passavam longe do propósito de Deus.
Deus é Soberano.
A um abate e a outro exalta.
- Vai e banha-te sete vezes nas águas do Rio Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás limpo (2 Reis 5.10), disse o homem de Deus.
Naaman não conseguia entender, e muito menos aceitar. Ele não estava acostumado a ser contrariado. As coisas sempre deveriam acontecer como ele quisesse. Faltava-lhe humildade. Quebrantamento. E a capacidade de reconhecer que acima dele havia um Deus Todo Poderoso.
A relutância de Naanam só terminou quando ele concluiu não haver outra saída. A ordem era ir ao Jordão e banhar-se sete vezes!
Então, desceu às águas. Banhou-se. E foi curado.
A obediência é o método de Deus. Tanto para seres humanos sãos quanto para os enfermos. A obediência rege o universo, as galáxias distantes, as estrelas no céu e os planetas. Também o meio ambiente à nossa volta, oceanos e mares, os rios caudalosos e as florestas, as matas, os jardins e até as plantas de nossa casa. O ar que respiramos, e o Sopro do Espírito Santo em nosso ser.
Tudo é obediência. Nada escapa ao crivo da soberania do Senhor.
Todas as enfermidades da terra e do céu, do corpo e da alma, desaparecem ao serem imersas nas águas do Sangue Purificador.
- Por que resistir, como Naaman?
Creia e obedeça, e seja curado agora.
Deus abençoe você.


Pr. Reuel Pereira Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário