sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL -SECCIONAL DE MINAS GERAIS

PASTOR TOMA POSSE NA PRESIDÊNCIA DA ACADEMIA DE LETRAS
Pr.Dr. Manoel Dias de Oliveira

A Academia de Letras do Brasil (ALB) realizou na noite de 23 de agosto último, a solenidade de instalação de sua seccional em Minas Gerais (ALB-MG) e a posse dos seus escritores imortais em Belo Horizonte. O evento ocorreu no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, e culminou com a posse de 40 acadêmicos, entre eles desembargadores, juízes, advogados, jornalistas, médicos, oficiais superiores da Polícia Militar Mineira e diversos professores universitários, todos poetas e escritores renomados, dentre eles o Pastor Dr. Manoel Dias de Oliveira. A solenidade contou com a presença do coral Luís de Camões e da banda de música da Polícia Militar de Minas Gerais, que apresentaram lindas canções e emocionantes peças musicais.
Na oportunidade, foi empossada a Diretoria Executiva, assim constituída – Presidente: Dr. Manoel Dias de Oliveira (pastor batista); Vice-Presidente: Coronel PM Álvaro Antônio Nicolau; Secretário Geral: Dr. Emerson Luiz de Castro; Tesoureiro: Prof. Jehu Pinto de Aguillar Filho; Diretor de Eventos: Dr. Ronaldo Vieira de Aguiar; Mestre de Cerimônia: Dr. Cícero Moteran Ramos. Também foi empossado o Conselho Fiscal, constituído dos seguintes escritores: Dr. João Quintino (Desembargador de Justiça); Dr. Luiz Audebert Delage Filho (Desembargador Vice-Corregedor Geral de Justiça de Minas Gerais); Dr. Renato Cesar Jardim (Juiz de Direito); Prof. Raimundo Nonato Fernandes; Dr. José Moreira Alves (Delegado de Polícia) e Dr. João Wilton Alves (Delegado de Polícia).
Presente em todo o território nacional e mais 13 países, a ALB existe há 24 anos e surgiu com o objetivo de estimular a literatura entre as pessoas e de despertar a consciência política da sociedade. O presidente nacional da Academia, Dr. Mário Carabajal Lopes, explica que “a Academia tem uma participação politicamente ativa. Nossa contribuição vai desde oferecer espaço para novos autores a criar projetos que visem a erradicação da pobreza, a melhoria na educação e apoio à diversidade cultural, entre outros”, disse.
A posse do Pastor Dr. Manoel Dias de Oliveira na presidência da Academia, que congrega uma parcela importantíssima dos intelectuais mineiros, representa um fato histórico de suma importância para a ALB-MG e, sobretudo, para os evangélicos de modo geral, pois, ele é o primeiro pastor em nosso Estado investido na presidência de uma Academia de Letras com abrangência estadual, e que tem como missão cuidar dos interesses da Literatura e da Cultura em nosso Estado. Eis aí uma prova inconteste de que Deus continua profundamente interessado em colocar os seus filhos nos lugares mais altos desta sociedade e levá-los a comer o “... melhor desta terra” (Isaias 1.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário