quinta-feira, 28 de abril de 2011

ENTRE NA ARCA

“Entra tu e toda a tua casa na arca.”
(Gênesis 7.1)
Quando Deus encontra alguém à altura dos Seus propósitos Ele age peremptoriamente. A ordem dada a Noé foi categórica. Ele não deixou dúvidas. Porque Deus sabe muito bem o que faz.
Deus estava cansado de tantas demandas com as suas criaturas. Dia a dia eles mais se corrompiam. A violência se expandia incontrolavelmente, e nada conseguia deter o ímpeto de agressividade, maldade e destruição promovido pelos humanos (Genesis 6.11).
E tudo isso mais se acentuava no contraste entre um homem e a massa que o cercava. Havia um homem chamado Noé. “Era justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus” (Gênesis 6.9).
Parece que o fato de “se andar com Deus” determina algumas coisas decisivas na vida de uma pessoa e a sociedade em que ela está. Alguém pode estar inserido num ambiente e ser diferente dele. Automaticamente, ou inconscientemente, a sociedade não forja o caráter. Mesmo que ela tenha a capacidade de influenciá-lo, não tem o poder de determiná-lo. Não precisamos ser, pura e simplesmente, produto de uma sociedade malvada e corrompida.
Noé vivia sob os “avisos” de Deus: “Então disse Deus a Noé...” (6.13). Na verdade, bem mais do que “recados”, Deus falava a Noé. Intimidade havia entre ele e Deus. E nada que lhe fosse importante ficava encoberto, porque “O Senhor Jeová não fará coisa alguma sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7). Noé fora divinamente avisado: “... Eu trago um dilúvio de águas sobre a Terra” (6.17).
Aquela comunicação divina entre Deus e Noé antecedia os fatos daquela hora. Havia toda uma história, um legado relacionando o homem e Deus. Ele era “justo e reto em todas as suas gerações” (6.9).
Há um fator determinante nesta atitude de Deus para com Noé - a força envolvente, indutora e inexorável da graça divina para com aqueles que O obedecem: “E fez Noé conforme a tudo que o Senhor lhe ordenara” (7.5).
Crer é obedecer; E obedecer, não é crer? “Se creres verás a glória de Deus” (João 11. 40).
Noé aceitou ser ridicularizado; Não importou-se com a zombaria e o descaso dos seus contemporâneos. Em nenhum momento tentou harmonizar sua mensagem aos ditames de sua época. Ele estava mais preocupado em salvá-los, do que agradá-los.
Ele apenas creu e obedeceu.
Noé foi salvo pelo brilho presente e futuro da Fé, em meio à corrupção do seu tempo; Salvo pela obediência em proclamar esperança e livramento imediato, concreto e visível, na Arca. Havia uma Graça latente, atual e vindoura a ser manifestada, em plenitude, na revelação do Filho de Deus.
Estas coisas seus contemporâneos não puderam ver, entender e experimentar, porque somente se revelam por meio do crer e obedecer agasalhados no coração, e lá dentro daquela Grande Barca de Madeira, pairando acima de todos os aguaceiros que se despejam devastando a Terra.
Entre agora na Arca, você e sua família.
Deus abençoe você.

Pr. Reuel Pereira Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário