segunda-feira, 14 de março de 2011

UMA EXEMPLAR HISTÓRIA

Começo a semana contando uma exemplar história mesmo que para isto não possua nem " o engenho nem a arte." A história é edificante e se basta .
Contou-me, certa vez, meu amigo Paulo Roberto de Oliveira, quando era diretor do teatro João Caetano, uma bela e comovente história de um dos maiores ícones da cultura nacional.
Passo a contar.
No tempo deste causo, Paulo Gracindo ainda não era Paulo Gracindo , mas Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo, vendendo o almoço para comprar a janta, mas decidido ferreamente a ser ator.
Entre um dia de luta e outro , passando pelo Teatro João Caetano, viu o anúncio de um espetáculo de gala estrelado por uma grande dama do teatro português, cujo nome lamentavelmente me escapa.Pode ter sido Adelina Abranches , mas não juro, vou investigar com quem sabe e conto depois.Mas, vamos ao causo.
Gracindo contou seus tostões e, vendo que não eram suficientes para o ingresso, encorajado pelo desejo atroz de se tornar ator , foi até a portaria do teatro e pediu para falar com a famosa atriz. O encontro não foi possivel, mas sua determinação foi recompensada. Ele ganhou um ingresso e, maravilha das maravilhas, bem na fila da frente. Após o espetáculo, a que assistou com olhos e coração gulosos, movida pela curiosidade ou pela compaixão, quem sabe, a grande dama pediu que o jovenzinho fosse levado à sua presença antes mesmo que oficiais cartolas diplomáticas e outras tantas endinheiradas presenças.
O encontro foi breve. A Dama perguntou ao jovem postulante porque havia pedido tão insistentemente para assistir ao espetáculo. O jovem sonhador respondeu que seu sonho era ser ator.Queria aprender com quem admirava , com quem sabia seu ofício.
A grande dama portuguesa, então, deu-lhe um valioso conselho: -Pois então, seja o melhor ator que puder, não importa o quanto lhe custe.
Anos depois, já Paulo Gracindo, já tornado lenda , já reconhecido como estrela de primeira grandeza , eis que nosso herói vai a Portugal para uma vitoriosa temporada.Ao fim do espetáculo de estréia, um mensageiro lhe informa que uma grande atriz portugusesa , já idosa, desejava muitíssimo ser recebida por ele, no camarim. Paulo, que, como todos sabem, sempre foi um perfeito cavalheiro, pediu que fizessem a dama entrar e , ao ver , a estrela anciã, que lhe havia há décadas presenteado com ingresso e conselho sábio, dobrou o joelho em homenagem galante, sagrado cavaleiro, diante da Dama. Gesto de inefável grandeza que comoveu a tantos quantos estavam presentes. Gesto de coração grande e alma larga. Gesto perpetuado nos contares a iluminar com a lembrança de que demonstrar gratidão, reverência, é atributo dos seres grandiosos, destes que seguem pela vida e pela história a iluminar o mundo.
Que este exemplo de trabalho duro, sonho com pernas e generosidade nos inspire em nossas jornadas.
Abraços Fraternos
Dr. Zilmar Ferreira Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário