quinta-feira, 10 de março de 2011

CONSOLAÇÃO E ESPERANÇA

“...Este nos consolará dos nossos trabalhos,
e das fadigas de nossas mãos ...”
(Gênesis 5.29 )

A Terra estava gemendo como um animal ferido. Desolação, espanto e medo aterrorizavam a raça humana. Meio narcotizados, seguiam seu próprio caminho, esquecidos da senda do Senhor.
Houve um homem chamado Noé. Íntegro, reto e temente a Deus. Ele era justo e se destacava entre os seus contemporâneos (Gn.6.8). E achou graça perante a face do Senhor (Gn.6.7).
Deus usou Noé. Deus o separou. Deus o abençoou.
Sempre apareceu um escolhido. Alguém em quem o Senhor se compraz. Uma pessoa de coração quebrantado no meio de toda a balbúrdia.
O mundo está perdido. A guerra vem chegando depressa. A aniquilação, a dor e a morte.
Milhares de pessoas vivem desesperadas, e algumas tão perto de nós. Lá no fundo de cada coração pesa a nuvem . Apelos humanos, tratados, acordos e expectativas vão desaparecendo.
Os amigos se traem uns aos outros; os filhos matam os pais, os pais destroçam os filhos. A traição vem no bojo das palavras, nos discursos eloquentes e até nas lagrimas. O fel da vilania jaz disfarçado nas promessas deliberadamente sutis, recheadas de enganos.
Os “reis” da Terra prepararam a forca, a vala comum já está aberta para milhares de famintos desgraçados correndo em busca de pão... Na verdade, a morte os espera, ansiosamente celebrando festas.
Noé era um tipo de Cristo.
Ele prefigurava as consolações do Espírito Santo.
Nestes tempos trabalhosos (I Tm.4.1-4) o único lugar seguro é dentro da “Arca de Deus”. Quem não se abrigar nela se afogará nas águas que vão subindo.
Quando Noé “entrou na arca” (Gn.7.7) o livramento o alcançava, mas o julgamento de Deus atingia a humanidade...E aquelas águas cresceram e inundaram toda a terra (Gn.7.6).
Consolação na arca havia. Tranquilidade, esperança e paz.
Todos os nossos trabalhos, fadigas e lutas certamente são compensados pela segurança, alegrias e garantias que o Senhor nos dá.
Não importa os acontecimentos lá fora, e até mesmo o modo pelo qual sejamos afetados. “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33).
“E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará o outro Consolador, a fim de que fique convosco para sempre” (Jo.14.16)
O Espírito do Senhor está sobre a sua Igreja, na vida de cada verdadeiro cristão que anda no caminho do Senhor e teme o seu Santo Nome.
Deus abençoe você.

Pr. Reuel Pereira Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário