terça-feira, 9 de novembro de 2010

" AS APARÊNCIAS ENGANAM"

O ser humano tem uma grande tendência a estar constantemente julgando. E o pior, cada um de nós tem a tendência de achar que faz sempre a leitura correta dos fatos. Infalivelmente. Presos a paradigmas, somos conduzidos a imaginar padrões de beleza, riqueza e felicidade, como sendo uniformes e que se enquadram a qualquer um ou a qualquer situação. Sempre o ter vencendo o ser.
Quem arquiteta armas bélicas são pessoas inteligentes, sim, mas de que serve, se os resultados são nocivos? E os que promovem as fraudes, os golpes? Inteligência destas naturezas tem valor? Há os que julgam pessoas educadas aquelas restritas em atender convenções sociais: desejar "bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, obrigado..." Não pretendo tirar o mérito deste modo de comportamento, mas se for conduzido apenas como força de expressão ou formalidade...
Penso que educação e o viver bem a vida passa, sobretudo, pelo respeito ao próximo como Jesus orientou-nos e ensinou-nos. Mesmo tendo ciência de todo ensinamento, assim vamos levando a vida, realizando juízos de valor errôneos mesmo após o ano iniciar e nós podermos optar por outros caminhos melhores. O que me inspirou a escrever sobre o assunto - as aparências enganam - foi juntar tudo isso que penso a esta historiazinha que recebi. Quem me enviou desconhece o autor.
"Um casal tomava café no dia de suas Bodas de Ouro. A mulher passou a manteiga na casca do pão e deu para o marido, ficando com o miolo. Pensou ela:
- Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e, por 50 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer o meu desejo.
Para sua imediata surpresa o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:
- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 50 anos, sempre quis comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, eu jamais ousei pedir!"
Comentário: "Assim é a vida... Muitas vezes nosso julgamento sobre a felicidade alheia pode ser responsável pela nossa infelicidade... Diálogo, franqueza, com delicadeza sempre, são o melhor remédio"
E agora arremato meu pensamento sobre as aparências que enganam. Veja bem se o que falei sobre a influência dos paradigmas não tem razão de ser? Somos felizes pelo que somos, gostamos, optamos ou construímos para nós e não pelo equívoco do juízo de valor de outros.
Para finalizar, um detalhe importante: olhar e enxergar são coisas muito bem distintas. As aparências enganam. E como enganam!
Pr. Zilmar Ferreira Freitas
Pastor, Psicanalista/ Diretor Geral
_________________________________________________
 MIESPERANZA
Av. N. Sra. da Conceição, 110 - sala 1
Village - RIO DAS OSTRAS/RJ cep.:28890-000
Tel./Fax:  +55 22. 27712049
Cell.: +55 22. 92774740
http://www.miesperanza.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário