domingo, 1 de janeiro de 2012

ANO NOVO - VIDA NOVA


O que faz uma vida nova? A virada do ano, por si só, nada poderá produzir em nossas vidas. Mudanças tornam-se efetivas quando as assumimos, as abraçamos. Inicialmente, elas são idéias que vislumbramos, imaginações que formamos dentro da mente e após o tempero de uma palavrinha “mágica”, as coisas finalmente acontecem.

A palavra mágica? Atitude! Mas todo mundo já sabe disso...

O problema com a atitude é que ela possui uma série de argumentações em sua órbita. Toda novidade que exige uma nova postura vem cercada de “conceitos parasitas”, que são aqueles montes de desculpas que começam apontando uma razão para problemas, dificuldades e impossibilidades que, quase sempre estão no exterior, mas, em casos crônicos, apontam até mesmo para dentro da pessoa.

Alguns desses argumentos são direcionados a uma espécie indeterminada de ser humano, uma figura aleatória que pode ser qualquer um e nunca é ninguém especificamente, chamada de “pessoas”. Coisas como “as pessoas não têm fé”, “as pessoas não investem”, “as pessoas foram embora” ou “as pessoas só criticam”, blah, blah, blah...

Existem também os argumentos místicos, que são aqueles que justificam através do oculto. Daí, a culpa é da maçonaria, dos umbandistas, dos bruxos, todos esses que, influenciando o sistema de governo, as autoridades e a economia, limitam nossas obras e nos impedem de alcançar a posição que deveríamos alcançar.

Às vezes, a argumentação vai ainda mais fundo e a culpa está tão incrustada na psiquê do indivíduo que chega a se parecer mais com uma doença. “Eu nasci assim”, “sou assim mesmo”, “meu avô e meu pai eram assim”, “eu assisti o Rei leão e fiquei assim”, bi bi bi e bó bó bó...

Esses parasitas sugam nosso ânimo e enfraquecem o desejo de mudança, adoecendo a virtude da atitude, frustrando o sonho do novo, antes mesmo de iniciarmos sua busca.

Sei que existem forças cósmicas além de nós, um destino ou uma contingência que, como sinistros, interferem em nossas vidas a ponto de atrapalhar alguns de nossos projetos. Todavia, a atitude é uma motivação interior, que independe dos fatores externos e todos os projetos mais ousados que almejamos requererão de cada um de nós esse dínamo.

Se queremos transformação, renovação, alçar vôos altaneiros, chegar mais longe do que já chegamos, então este ano de 2012, que é bissexto e já vem com um dia a mais de brinde, deverá ser o ano de uma nova atitude.

Busque uma palavra de Deus para este tempo, acredite com toda força nela e posicione-se com garra para vivê-la. Só assim, os parasitas serão aniquilados e na virada para 2013, você poderá olhar para trás e dizer para si mesmo que teve uma nova e transformadora experiência com Deus em sua vida.
Rafael Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário