quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PSICANÁLISE

Psicanálise:

Quando
alguém, que não tem sua auto-estima fortalecida, compara-se com outro,
surge nele um sentimento negativo, visto que sempre haverá em algum
aspecto, pessoas melhores do que nós.


Devemos compreender que cada pessoa tem seu jeito de ser, seu ritmo de
viver, um caminho a trilhar. Não estamos nesta vida para sermos melhores
ou piores do que ninguém, mas sim, para realizarmos o potencial que
existe em cada um de nós. Sermos sempre melhores comparados a nós
mesmos.


Claro que alguém irá dizer... mas como sabermos se somos melhores sem um
parâmetro de comparação? Não necessitamos de um padrão de comportamento
com todas as características que definiriam o que é ser bem sucedido
para aí sim podermos
alcança-lo?
No caso concordaria, mas teria a certeza de que esta
comparação com o outro para ser válida, teria de nos levar a um
aprendizado. Comparar-se com o outro de forma sadia, é aprender com o
outro e isto chama-se Admiração.


Por isto dizem que no fundo de todo sentimento de inveja, existe o
sentimento de admiração, pois a inveja nada mais é do que a admiração
pelo outro aliada a decepção com nós mesmos. Por isto o invejoso busca
diminuir o seu objeto de admiração, pois na incapacidade de aprender com
ele, ser como ele, ele simplesmente opta por destruí-lo, ficando assim,
ambos no mesmo plano pequeno, miúdo, rasteiro.


Feliz daquele que se alegra com a alegria do outro, pois não se sente
frustrado como o invejoso, que tenta roubar a alegria alheia.
Não
se resolve a tristeza consigo mesmo torcendo pela tristeza do outro.
Não se dissipa as próprias limitações com as limitações do outro.


Daí acreditar que devemos ser padrões de nós mesmos para podermos
encontrar a alegria de sermos o que somos e saber que poderemos ser
muito mais.
É como a fábula do Mestre já em idade avançada que no leito de morte, ouviu de um de seus discípulos:


Mestre, tens medo da morte? E o Mestre respondeu: Sim, tenho medo do meu
encontro com Deus. O discípulo sem entender disse: Mas Mestre, você foi
um exemplo de vida. Fostes sábio como Moisés, justo como Salomão.O
Mestre interrompe o discípulo dizendo: Quando eu estiver frente a frente
com Deus, ele não me perguntará se fui como Moisés ou como Salomão, mas
sim, se eu fui eu mesmo.


Só para registro
e reflexão.
Psicanalista Eliane Albuquerque - Musa de Rio Verde GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário